Transformando Ambientes para Aprendizagem

Diálogos sobre a Infância.

09/04/2013 – 11h20min

 

Nos dias 05 e 06 de abril a ESSE e a Escola Casa da Infância promoveram um encontro em Salvador com o atelierista colombiano Juan Carlos Melo Hernández. O educador é conselheiro da RedSOLARE Colômbia e seu campo de trabalho é a pesquisa sobre o pensamento cognitivo da criança e sua relação com as artes, a partir do estudo dos processos plásticos. O tema central do encontro foi a forma como os ambientes são organizados para gerar aprendizagens e trouxe as seguintes abordagens:

 

O ambiente como educador: o espaço, a organização, a gestão e o diálogo entre os ambientes e materiais – A forma como os ambientes são organizados no espaço e as escolhas dos materiais que o compõem revelam a concepção e crença pedagógica e por isso é marcado por uma intencionalidade educativa. Pensar e organizar o espaço-ambiente apoia a criança para que ela revele o seu potencial criativo na sua descoberta do mundo e nas relações estabelecidas através das experiências compartilhadas.

 

Montagem de fotos produzida por uma das participantes de São Caetano do Sul - SP.

Projetação por mapa conceitual – O educador que atua com projetação tem a imagem de criança como um ser potente, criativo e capaz e se surpreende sempre com ideias fantásticas sobre si, o outro e o mundo. A ideia de projetação coloca o educador no contexto do olhar das crianças e traz limites bem definidos, que não permitem aos adultos dimensionarem perspectivas. É a escuta aos diferentes ritmos das crianças e sua dinâmica que faz de cada projeto um encontro com o novo e o assombro por parte do educador diante da inteligência infantil.

 

A plasticidade do pensamento infantil – A fronteira entre a produção artística e a criação de sentidos, através da interação com os materiais nos processos plásticos aparecem como uma espécie de jogo direto das crianças sobre os objetos e situações. Portanto, cada processo e seu resultado deveriam partir de conexões entre um conceito simbólico que guarda em si particularidades como: significado, identidade e o desenvolvimento de uma ideia da subjetividade do pensamento e análises pela própria criança.

 

Uma escola de relações – Uma escola em um âmbito de relações, como linguagem educativa, é uma escola que observa as situações com profundidade, a diversidade de maneiras e interpretações dos conceitos que se constroem mediante as muitas variáveis e suas relações. As relações estabelecidas são vistas como grande valor para a construção de conhecimentos. As aprendizagens, fruto das experiências compartilhadas e todo o processo relacional são também objetos de interesse e pesquisa dos educadores.

 

Foram dois dias de ricas aprendizagens, com a participação de educadores de muitas partes do Brasil como: Salvador, São Paulo, Rio Grande do Sul, Florianópolis, Espírito Santo, Irecê, Rio de Janeiro e outros. Para atender à grande demanda dos educadores que gostariam de ter participado, mas não puderam ser atendidos por conta do número de vagas, haverá uma segunda edição deste encontro em São Paulo, no segundo semestre, ainda sem data definida. Fiquem ligados!

 

Relatos dos participantes sobre o Encontro de Formação:

 

“As horas que passei com este grupo foram de intensas e de profundas alegrias. Me sinto mais fortalecido, mais esperançoso, mais feliz com a causa da educação. Portanto, agradeço a oportunidade e louvo a iniciativa. Até breve!” José Carlos (Rio de Janeiro – RJ)

 

“O privilégio de estar aqui é indescritível! Uma palestra acolhedora, coletiva, emocionalmente inquietante e desafiadora. Desaprendemos tudo o que aprendemos e, com certeza depois dessa experiência, reconstruiremos de uma forma mais humana, mais afetiva, MAIS CRIANÇA. Lembrarei para SEMPRE deste fim de semana sublime! PARABÉNS, CASA DA INFÂNCIA!! Nas nuvens” Clarissa Hirs (Salvador – BA)

 

“Juan, fez com que o que pensamos e acreditamos se reafirmasse. Também causou inquietações e desconfortos que são necessários para ser um EDUCADOR! Parabéns!” Franciele Icheere (Lajeado – RS)

 

“Olá equipe Casa da Infância! Que vontade de morar nessa casa! O curso foi ótimo! Ouvir Juan Carlos é incrível! Parabéns! Casa linda, cheia e feliz SEMPRE! Com respeito e admiração” Caroline Uzeda (Salvador – BA)

 

“Não tenho palavras para descrever esse momento. Tudo foi especial e único. Obrigada a todos que fazem parte da organização do evento… Muito obrigada” Angélica Aniceto (São Paulo)

 

“Espaço de vida, de aprendizagens, de troca. O despertar da curiosidade, da criatividade, da subjetividade que é, ao mesmo tempo, individual e coletiva, interna e externa, e todos os espaços entre essas dimensões. A possibilidade de expressar a criança que há em cada um de nós. Assim significou este encontro para mim, assim significa a casa: espaço de encontro, de vida e transformação. Agradeço a todos pela partilha!” Letícia Chaves (Salvador – BA)

 

“O curso foi maravilhoso! Estou encantada com tudo e com todos. Excelente profissional, passou todo o conteúdo de forma descontraída. Me senti na sala de aula com as crianças. Contribuiu bastante para os meus conhecimentos, estes que serão passados para outros professores e para as crianças.” Ana Patrícia (Irecê – BA).

 

 

 

 

 

 

voltar

Sobre a ESSE

 

Com o provérbio latim Ab esse ad posse – De ser, a saber – da existência das coisas, podem-se estar certos da sua possibilidade. Aqui está a ESSE e são muitos os seus caminhos.

Esse Consultoria Ltda 2011. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. Tancredo Neves, nº 620
Condomínio Mundo Plaza, sala 1005
Caminho das Árvores - Salvador - BA
Telefone: 71 3036-3009