Muita alegria e emoção marcam o Ato Público do PRESENÇA em Salvador – BA

 

Fotografia: Milena Almeida
Michele Freitas

 

 

20/10/2013 – 17h

 

Muitos bonecos e espaços para preencher e a cada raiar do sol as pessoas se aproximavam curiosas ao ver um lindo tapete azul estendido na Praça do Campo Grande em Salvador – BA. O Ato Público do PRESENÇA ocorreu no dia 12/10 e foi marcado por muita alegria, emoção e troca entre todos os presentes convidados pelas Oficinas de Produção dos bonecos, Escolas, Instituições, anúncios nas Redes Sociais, amigos e famílias a ocuparem os espaços públicos com segurança e levar um mensageiro da paz para casa.

 

Movimento liderado pela RedSOLARE Brasil e organizado em parceria com a ESSE Consultoria, a mobilização de Salvador, que teve a coordenação em 2013 da psicóloga Letícia Chaves, reuniu uma rede de voluntários de escolas públicas e privadas e da agência experimental de comunicação da UNIFACS. O PRESENÇA, criado em 2012, ganhou destaque no mundo e no dia das crianças se fez presente em Salvador, berço da mobilização.

 

Frutos de uma produção de crianças, famílias, amigos, educadores de várias regiões como Irecê, Lauro de Freitas Camaçari, Alagoinhas e a grande capital baiana, mais de 07 mil bonecos foram espalhados na praça, para chamar a atenção de todos por uma luta pela infância e abraçar a causa de que é preciso ocupar os espaços públicos da cidade, proporcionar à criança espaços de sociabilidade com segurança, além de destacar o direito de toda criança ao brincar.

 

O movimento teve início às 9 horas e contou com a participação da educadora e musicoterapeuta Mariana Caribé, com cantigas e cirandas para animar todos os presentes. Uma linda ciranda realizada por voluntários, dentre eles Zé Leal. O evento foi conduzido pela música e uma roda de tambores feitos com materiais não convencionais (como baldes, garrafas pet…) , e cenários como o labirinto de retalhos e os cordões que produziam sons quando as crianças transitavam entre eles. Escolas envolvidas na produção dos bonecos também marcaram PRESENÇA, cantaram e falaram sobre a importância desta causa.

 

O evento foi marcado pela vez e voz das crianças, sendo elas protagonistas da mobilização com recital de músicas, poesias e opinião sobre a mobilização. Em um Ato de muita emoção e mobilização, todos ergueram os bonecos ao redor do tapete e uma grande foto foi registrada para simbolizar o ato público de 2013, em Salvador. Estimam-se a presença e participação de aproximadamente 900 pessoas, entre crianças e adultos.

 

 Confira o vídeo da mobilização.

 

 

 

voltar

Sobre a ESSE

 

Com o provérbio latim Ab esse ad posse – De ser, a saber – da existência das coisas, podem-se estar certos da sua possibilidade. Aqui está a ESSE e são muitos os seus caminhos.

Esse Consultoria Ltda 2011. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. Tancredo Neves, nº 620
Condomínio Mundo Plaza, sala 1005
Caminho das Árvores - Salvador - BA
Telefone: 71 3036-3009