2ª edição da Formação com Juan Melo aconteceu em São Paulo

 

 

25/10/2013 – 15h25min

 

 

“Ao envolvermos as crianças em seus sonhos e magia, estamos oferecendo a elas possibilidades para compreender com mais profundidade a si mesmas, ao outro e ao mundo”, destacou o atelierista colombiano, Juan Melo, na 2ª edição do Encontro de Formação Transformando os ambientes para a aprendizagem, promovido pela ESSE Consultoria, em parceria técnica com a RedSOLARE Brasil e Colômbia, além do apoio da Escola Pueri Domus, local da realização do evento.

 

Para iniciar a programação estabelecida, o educador destacou a ação educativa, através de documentações das experiências vivenciadas na cidade de Bogotá – Colômbia, no Projeto Prisma, a partir do diálogo com a cidade de Reggio Emilia – Itália. O ambiente foi estabelecido como educador e a narrativa construída para a compreensão do sentido do espaço nas escolas, a organização, a gestão e o diálogo necessários entre os ambientes e materiais que são disponibilizados para as crianças.

 

O prosseguimento do diálogo, que aconteceu durante 9 horas de formação, destacou a importância do entendimento da projetação por mapas conceituais e a plasticidade do pensamentos na infância, sempre embasado em experiências vivenciadas no que o atelierista destacou como “escola de relações”. Aproximadamente 200 educadores participaram da formação no dia 19/10, com muita reflexão e diálogo sobre ambientes, espaços e relações. O atelierista desencadeou o pensamento das apresentações promovendo a ação reflexiva dos educadores: “Não temos modelos em nossas casas. Em casa temos vínculos e relações. Por que precisamos usar modelos na escola?”

 

Neste período em São Paulo, Juan Melo também teve a oportunidade de visitar  e dialogar com educadores da Escola Villare, em São Caetano do Sul. Após a visita ao espaço educativo que tem 400 crianças na educação infantil, o atelierista fez uma apresentação para 80 educadores da unidade, destacando a ação conjunta entre educador, coordenador e atelierista para compreender a complexidade da relação das crianças com os espaços. “Insistimos que o jogo faz parte da vida das crianças. O jogo produz prazer e é elemento fundamental para a aprendizagem na infância. Se formos sensíveis, as crianças também serão”.

A Representante Nacional da RedSOLARE Brasil, Marilia Dourado, que participou do Encontro de Formação, destacou a importância de parcerias técnicas para termos um diálogo múltiplo com as experiências da América Latina que vem fortalecendo este diálogo a partir da Rede com 13 países: “Iniciativas como estas fortalecem o olhar sensível do educador para as demandas da contemporaneidade. Percebemos a importância destes diálogos que são locais e globais, tendo nestas experiências referências, como mais uma possibilidade de fomento aos processos de formação em nossa realidade, para avançar nas práticas educativas com a infância”.

 

 

voltar

Sobre a ESSE

 

Com o provérbio latim Ab esse ad posse – De ser, a saber – da existência das coisas, podem-se estar certos da sua possibilidade. Aqui está a ESSE e são muitos os seus caminhos.

Esse Consultoria Ltda 2011. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. Tancredo Neves, nº 620
Condomínio Mundo Plaza, sala 1005
Caminho das Árvores - Salvador - BA
Telefone: 71 3036-3009