“Transformando os Ambientes para a Aprendizagem”: diálogo com Belo Horizonte e Porto Alegre

 

28/10/2014 – 15h31min

 

Encontros de Formação com Juan Melo, que aconteceram em dois estados brasileiros tiveram a participação de mais de 250 educadores, para dialogar sobre como transformar os ambientes para a aprendizagem. O Atelierista colombiano fez um intercâmbio de suas práticas educativas envolvendo a organização dos ambientes, os materiais e a disposição destes. E colocou em pauta como esse diálogo e conexões estabelecidas com os ambientes contribuem para o desenvolvimento educacional das crianças.

 

Temas como o Mapa Conceitual, a Plasticidade do Pensamento Infantil e a Escola das relações, tiveram destaque durante o encontro, que reuniu 112 educadores em Porto Alegre (22 e 23/10) e 175 em Belo Horizonte (25/10), envolvidos na reflexão e diálogo sobre os ambientes na infância.

 

Relatos dos participantes:

“O encontro promoveu indagações, análises, estimulou ideias e respaldou a continuidade de ações transformadoras. Deixou a sede de conhecer e compartilhar muito mais sobre o assunto.” Sirlei Bach – Porto Alegre.

 

“Muito bom o Encontro. Esclarecedor. Vem confirmar nossa prática e principalmente afirmar que a busca pela “osmose” deve ser inter/transdisciplinar e constante”. Alcione Gomes – Belo Horizonte.

 

“Esses dois dias em que pude ouvir Juan sobre suas experiências foram incríveis. É como se, antes de ouvi-lo, eu estivesse observando e cuidando das crianças, mas não escutando-as atentamente. Eu não estava sendo sensível o suficiente para aprender o que elas têm para ensinar sobre como pensam e apreendem informações acerca do ambiente. Com certeza não sou a mesma pessoa que era há dois dias e devo isso à investigação incansável de Juan”. Renata Schindel – Porto Alegre.

 

“A nossa postura pedagógica sempre foi de buscar o aprimoramento da nossa essência e da natureza como arte. Escutar o Juan nos dá força para que isto não seja utopia e sim prática viável em nosso cotidiano. Vivas a este encontro maravilhoso! Obrigada a todos”. Haidée Nichele – Porto Alegre.

 

voltar

Sobre a ESSE

 

Com o provérbio latim Ab esse ad posse – De ser, a saber – da existência das coisas, podem-se estar certos da sua possibilidade. Aqui está a ESSE e são muitos os seus caminhos.

Esse Consultoria Ltda 2011. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. Tancredo Neves, nº 620
Condomínio Mundo Plaza, sala 1005
Caminho das Árvores - Salvador - BA
Telefone: 71 3036-3009