Educadores de 39 cidades e 4 países se reúnem no Vale do Capão em prol da Infância

29/10/2015 – 08h35min


 

Realizado pela RedSOLARE Brasil, em cooperação com Reggio Children e produzido pela ESSE Consultoria, o Seminário Internacional (16 e 17 de outubro de 2015) reuniu educadores de 39 cidades brasileiras e representantes da Argentina, Colômbia, Equador e Itália em diálogo com a abordagem educativa de Reggio Emilia, a Infância e a Natureza. As formações que ocorreram na Pousada Lendas do Capão na Chapada Diamantina (BA) iniciaram o 15 de outubro com o Encontro de Aprofundamento, mais intimista, com abordagem em Ateliê e em Documentação Pedagógica.

 

Com o tema “As Crianças, as Linguagens da Natureza e Cada um de Nós: Conexões e Relações com Reggio Emilia”, o Seminário Internacional contou com a participação de Maddalena Tedeschi (pedagogista) e Loretta Bertani (atelierista), educadoras de Reggio Emilia – Itália, que conduziram formações acerca das “Raízes de um projeto referência Mundial: Cem Linguagens – Princípios e Valores de uma Filosofia em prol da Infância”, bem como temáticas que envolviam Infância, Natureza, Documentação, Ateliê, Alimentação, a Relação com o Digital e o papel da Escuta nas relações com a aprendizagem. Para a educadora de São Paulo, Alice Proença, “Ainda bem que analógico e digital dialogam! Maddalena Tedeschi e Loretta Bertani: encantadoras e provocativas inspirações reggianas”.

 

Em um momento de partilha, “Sementes, Flores e Frutos: Relatos de Experiência”, escolas brasileiras também contaram um pouco das suas vivências em um diálogo maturado com muita crença no potencial do ser humano e em conexão com suas raízes. As Escolas Brilho de Cristal, Escola Municipal e Escola Jardim do Vagalume, da região, também foram convidadas a participar do Seminário e compartilharam um pouco do contexto do Vale do Capão. “Eu me encontrei dentro das experiências das escolas. Estava me sentindo, a cada momento, membro dos relatos. Isso porque a Escola Comunitária Brilho de Cristal desenvolve uma proposta educativa que lembra as que foram mostradas nos vídeos”, conta Mareni Almeida, educadora da Escola Brilho de Cristal.

 

Com a proposta de fazer brincar e interagir, o Seminário também contou com a participação do Lucas Lúdico (brincante) em alguns intervalos e Manjula Amrita, que realizou um trabalho sensível de meditação em conexão com o espaço, no sábado (17/10). “Estar no Vale do Capão para uma conexão efetiva com a temática do evento e potencializar nosso olhar para a infância, foi um desafio para todos, entendendo este espaço como semente que se transformará em frutos de conexões em cada contexto em que estamos inseridos”, afirma Marilia Dourado.

 

 


RELATOS E LINKS:

“O protagonismo infantil presente em todos os relatos de experiência foi um dos aspectos mais marcantes durante o evento”. Depoimento de Clarissa Caballero, educadora da Escola Jardim do Vagalume.

 

“O meu encantamento com o Seminário num espaço privilegiado floresceu o meu desejo de continuar educando não apenas no espaço escolar, mas na vida, para que a infância possa ser valorizada, cuidada e amada. Parabéns à equipe pelo belo trabalho”. Depoimento de Maria Magnólia Alves, educadora da Escola Moderna de Irecê.

 

“Sem sombras de dúvidas a escolha do local em conexão com as contribuições de Maddalena Tedeschi e Loretta Bertani foram significativas para o meu crescimento integral”. Depoimento de Patrícia Veiga Monteiro, da Experimental Pré-Escolar de Salvador – BA.

 

“Obrigada por nos dar a oportunidade de nos conectar com este lugar luminoso, que é Reggio Emília, que nos faz reviver a nossa infância, não só mudando o nosso olhar para que a prática não fique distante das teorias, mas possibilitando, também, a construção de novas teorias direcionadas pelas nossas crianças e que nos levam ao encontro do inusitado de forma consciente!” Depoimento de Geiza do Espírito Santo, educadora da Rede Pública de Salvador.

 

“Este é um relato de uma experiência viva, de vida e para a vida. O que pode existir de mais inédito que o nascimento?”. Relato de Letícia Chaves, representante do Polo Bahia: http://redesolarebrasil.blogspot.com.br/2015/10/relato-de-uma-experiencia-viva-de-vida.html

 

“Participarmos do Seminário da RedSolare no Vale do Capão foi uma imersão na natureza mais profunda do que acreditamos ser educação. (…) Em Julho estivemos em Bilbao, Espanha, nos estudos sobre Neurociência junto aos cientistas e professores do Project Zero, onde Reggio é citada e elogiada. Agora, no Capão, a partilha só se intensificou”, relato de Trícia Carvalho, Aline Melo Almeida e toda a equipe da Escola Sonho de Criança (Aracaju, Sergipe, Brasil): http://redesolarebrasil.blogspot.com.br/2015/10/relato-de-experiencia-seminario.html

 

 

REGISTROS DO EVENTO:

 

 

 

voltar

Sobre a ESSE

 

Com o provérbio latim Ab esse ad posse – De ser, a saber – da existência das coisas, podem-se estar certos da sua possibilidade. Aqui está a ESSE e são muitos os seus caminhos.

Esse Consultoria Ltda 2011. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. Tancredo Neves, nº 620
Condomínio Mundo Plaza, sala 1005
Caminho das Árvores - Salvador - BA
Telefone: 71 3036-3009